a paixão foi
o começo
de tudo!
Assim começa a história da PENA,
fundada em 1986 por Raimundo Bernardo Neto,
conhecido pelo nome que deu origem à marca.
“A paixão foi o começo de tudo”. Assim começa a história da PENA, fundada em 1986 por Raimundo Bernardo Neto, conhecido pelo nome que deu origem a marca. Hoje a PENA LIVE FREESTYLE patrocina atletas em competições pelo mundo, vários campeões passaram pela marca. Tudo isso coroando nossa trajetória como um presente para a marca Brasileira, que completa em 2025 , 39 anos.
Contudo a relação desse ‘personagem’ com o surf vem de muito antes da década de 80. O sentimento aflorou nos atrevidos anos 70, período que mexeu com o surfista cearense. Tudo aconteceu exatamente quando o revolucionário movimento Bustin Down The Door das biquilhas alcançou o Brasil.
Pena, inspirado em Mark Richards, 4x campeão mundial de 1979 a 1982, arriscou-se na ideia de transformar uma singlefin em biquilha. Utilizando ferramentas artesanais, Pena desencapou a prancha com raça e, de maneira versátil realizou o processo de conversão. A performance e o sucesso da prancha no mar chamou a atenção dos amigos, que entregaram suas pranchas para o shaper fazer o trabalho. Com o aumento da procura por pranchas mais modernas na oficina, Raimundo lançou em Fortaleza a PENA Surfboards.
Com a injeção do novo capital a oficina foi equipada e estruturada com salas de shaper e laminação e ganhou bom status no mercado nacional.
A busca de Raimundo, como o próprio diz; “surfar todo dia e trabalhar em prol do desenvolvimento do esporte”, o caracteriza como um surfista de alma.
A PENA cresceu sob o conceito “O surf como filosofia de vida, como liberdade de espirito”; hoje consolidada sob o conceito Live Freestyle gera mais de 240 empregos diretos e aproximadamente 1000 indiretos, tem vários atletas patrocinados em diferentes esportes, e o giro da empresa alcança 70 milhões de reais valor de expressão no cenário nacional.
A PENA é uma empresa sólida que há quase 40 anos vem fazendo dos boards sports sua filosofia, seus produtos para quem ama a vida outdoor e acredita na liberdade de espírito. Sua maior estratégia está focada nas pessoas e na construção de relacionamentos longos, saudáveis e de crescimento mútuo.
Tudo isso através de políticas de gestão que priorizam a formação, valorização e retenção do capital humano.
Valorizamos a conduta socioambiental alinhada pelo amor a natureza.
Somos responsáveis com nossa produção. Soma-se a isso investimentos em tecnologia e o gerenciamento de informações antenadas com os mercados e comportamentos de consumo no Brasil e no mundo que se dão de forma contínua, beneficiando as áreas de inteligência da empresa, integrando suas ações, perpetuando seus ideais e garantindo a longevidade da marca através de um produto ético.
“Entre aquilo que é certo e aquilo que é lucrativo, na PENA preferimos o certo. Com frequência abrimos mão de algum lucro momentâneo para de forma definitiva enraizar em nosso DNA modelo padrão de responsabilidade sócio ambiental
Missão
Ser referência como marca no desenvolvimento de roupas e acessórios com inovação e excelência, de forma sustentável.
Visão
Estar entre as maiores empresas do segmento no mercado brasileiro, reconhecida pela sua filosofia através de seus produtos, sua relação com os esportes e sua responsabilidade socioambiental.
Valores
Fé em Deus.
Ética.
Criatividade.
Credibilidade.
Resposabilidade Socio-Ambiental.
Compromissos Públicos
Trabalhar visando oferecer alta qualidade e parceiros com potencial para projetos de crescimento mútuo.
Código de Conduta
– Respeito e valorização dos colaboradores que estão direta e indiretamente envolvidos na cadeia produtiva de artigos, moda e cultura surf / esportes.