O Maior Downwind do Brasil
Uma competição desafiadora e de alta performance, realizada na região nordeste que é considerada o paraíso dos ventos no Brasil por apresentar uma das melhores condições do mundo para a prática de downwind. Além disso é um dos destinos turísticos brasileiros mais procurados devido às belezas naturais de quase 600km de litoral, clima tropical e temperaturas amenas e constantes.
Iniciou no dia 3 de setembro as competições da quarta edição do Molokabra Downwind, reunindo mais de 300 competidores das modalidades de vela e de remo. Os atletas presentes representavam quinze estados brasileiros e mais onze países. Foram nove dias de atividades que incluíram competições e várias atividades paralelas, tais como workshops de novos equipamentos, palestras com atletas referência das suas modalidades e várias clínicas teórico-práticas de aprendizagem nas quais os atletas transmitem a sua experiência aos participantes com atividades
diretamente na água.
As modalidades de vela presentes são kitesurf, wing foil, windsurf, hydrofoil e hobie cat 16. Nas modalidades de remo estão inclusas as modalidades stand up paddle, canoa havaiana, surfski e paddleboard.
No kitesurf os competidores largaram da Prainha (Aquiraz), passaram pela enseada do Mucuripe (Fortaleza) e velejaram para a praia do Cumbuco (Caucaia), perfazendo 60km de um downwind clássico que exigiu muita técnica e domínio de navegação por parte do velejador. As modalidades wing foil, hydrofoil e windsurf tiveram as provas iniciadas na praia de Iracema (Fortaleza), perfazendo mais de 35km ate a Praia do Cumbuco em condições bastante favoráveis mas que exigiram muita técnica e habilidade do velejador.
Dentre as atividades paralelas das modalidades de remo, foram promovidas clínicas de auto-resgate e segurança na prática do kitesurf com a experiente velejadora Lucian Ádamo, além de workshop com os principais fabricantes de equipamentos de vela.
Pic: Lima Jr